Dicas de estudos para um bom CR (Graduação)

Durante toda a minha graduação eu sempre ouvia os meus colegas falando sobre notas, estudos, trabalhos e como manter um bom CR. Quando a gente entra na faculdade, principalmente no primeiro semestre, ficamos encantados e um pouco ansiosos também com a questão de provas e notas. 

Quando eu entrei na faculdade eu desejei que um veterano pudesse me dar dicas de estudos, mas infelizmente no meu caso, não tive ninguém para me aconselhar. Então, eu resolvi postar essas dicas com o intuito de ajudar quem está pretendendo entrar na faculdade ou para quem já esteja na faculdade e necessita de algumas dicas. 


1- Tenha uma agenda.

Uma agenda é essencial quando o assunto é estudo e compromissos. Com ela você poderá anotar informações importantes como provas, reuniões da faculdade, tarefas e etc.  

2 - Tente se planejar no dia anterior.

Eu sei que muitos não conseguem fazer isso, antigamente eu lutava para planejar o meu dia, e ainda sinto um pouco de dificuldade. Mas, assim que eu comecei a planejar e organizar o meu dia/semana, percebi que todas as minhas tarefas começaram a fluir melhor. 

É óbvio que às vezes a gente tem algum imprevisto, mas geralmente quando você se organiza o seu dia você consegue manter a sua produtividade.

3 - Dedique pelo menos 30 minutos do seu dia para os estudos.

Parece pouco, mas 30 minutos por dia para quem trabalha e estuda faz uma inumera diferença. Não deixe para estudar apenas no final de semana. No total você terá estudado 3h 30 minutos por semana. E é bem melhor do que acumular matéria e ter que estudar conteúdos diferentes por horas durante o seu final de semana. 

Quando eu fazia estágio, eu levava mais ou menos 2 horas, dependendo do trânsito, para chegar ao meu estágio. Durante o percurso eu me revezava entre estudar e descansar. Tem pessoas que não conseguem estudar no ônibus, no meu caso eu conseguia manter o foco. Mas você pode tirar alguns minutos da sua noite, por exemplo, para estudar. 

4- Faça resumos e anote as partes mais importantes.

Essa dica serve tanto para quem está no colegial quanto para quem está na faculdade. Anote o que o professor falar. Não precisa anotar tudo, mas o que você julgar mais importante. Tem professores (na faculdade) que eles parecem que tem alergia ao quadro. Eles só falam e não escrevem nada. Já vi muitos colegas acabarem tirando notas ruins por não anotarem o que o professor falou, pois acharam que não era importante. 

5 - Você não precisa ler toda bibliografia da disciplina. 

Na faculdade, cada disciplina tem o seu cronograma e no cronograma há diversas fontes que o professor irá utilizar para o planejamento das aulas. Alguns dividem a bibliografia em bibliografia obrigatória e bibliografia complementar. E sinceramente, você não precisa ler tudo aquilo, até porquê você terá outras disciplinas que demandam a sua dedicação e tempo. Em toda a minha graduação, eu apenas sobrevivi com slides e artigos que os professores pediam para que a minha turma fizesse algum resumo, fichamento ou análise. 

6- Tente fazer todos os exercícios que o professor pedir. 

Não procastine. Eu sei que aquele drama no Viki acabou de estrear e é com seu ator favorito, ou saiu a nova temporada da sua série favorita na Netflix. Às vezes ficamos tentados a deixar as nossas obrigações de lado e megulhar no mundo dos filmes, séries e dramas. Mas, essa dica é primordial. Não deixe de entregar um exercício porque você não fez, pois estava com preguiça ou esqueceu. Muitos desses exercícios valem ponto. Mesmo que seja 0,5 ou 0,2, esses miseros pontos podem te salvar de uma prova final ou uma dependência. 

Já pensou você ter que fazer uma disciplina novamente só porquê você não quis fazer um exercício?! 


Comentários